Stédile diz que a reforma agrária regrediu no governo Lula | Raul Jungmann

Stédile diz que a reforma agrária regrediu no governo Lula

Em matéria no site da UOL com destaque, o João Pedro Stédile, eterno e  líder maior do MST, não disse bem isso, que é o título do texto. Ele falou, na verdade, que a reforma agrária, sob o governo Lula, desapropriou menos que o governo Fernando Henrique Cardoso nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Ou seja, o atual governo do PT só ganharia do anterior nas regiões Norte e Centro Oeste. Complicado!

Quem entende de reforma agrária sabe que é nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste que um governo “testa” a sua real vontade de fazer uma distribuição de terras no Brasil. Isso porque nas regiões Norte e Centro-Oeste, as terras são abundantes e de baixo custo de desapropriação. Mesmo que nestas regiões haja um sério défict de infra-estrutura e sejam exigidos cuidados adicionais com o meio ambiente.

Verdade que Stédile acusa o governo Lula de “fazer o mesmo que o Jungmann, ministro de FHC”, ao expandir a reforma para o Norte (não expandimos). Mas, do ponto de vista tortuoso dele, se o atual governo repete o que o anterior fez na, digamos, Amazônia Legal, e faz menos no Nordeste, Sul e Sudeste, então, a conclusão, irrefutável, é que o governo Lula faz uma reforma agrária menor que a da era FHC, e é um retrocesso, não um avanço.

Pois é, quem diria, não?