Gabeira abandonado? | Raul Jungmann

Gabeira abandonado?

O Jornal do Commércio deste sábado traz matéria com essa afirmação, que Gabeira teria sido “abandonado” por nós, no ato em defesa do meio ambiente, no município de Moreno.

Vamos aos fatos

A programação montada para a vinda de Gabeira destinava a manhã de sexta-feira para atendimento à imprensa, almoço com Aécio Neves e o ato público em Moreno. Cumprida a primeira etapa, a da mídia, fomos ao restaurante Porto Ferreiro, local do almoço com o governador mineiro. Lá chegando e passado algum tempo, pedimos a Sérgio Xavier, presidente do PV estadual e a Marcelo Gadelha, presidente municipal do PPS Recife, que acompanhassem Gabeira até Moreno, pois deveríamos passar no Hospital Barão de Lucena, para atender um compromisso inadiável com os servidores da saúde.

Calculava que, começando o ato em Moreno às 16h e mal passando das 14h, chegaria a tempo de participar desde o início.

Mal eu saía do encontro com os servidores, meus telefones dispararam com relatos angustiados que Gabeira, lá chegando e, não tendo me encontrado, falara e estava indo embora. De imediato liguei para ele explicando o ocorrido e que em alguns minutos mais. O que de nada adiantou, pois o mesmo se retirou às pressas.

Passemos agora à análise dos fatos

Gabeira não encontrara no município de Moreno nenhum ambiente hostil, não havia lá nenhum clima adverso. Pelo contrário, as pessoas que estavam à sua volta haviam nos solicitado a sua presença, eram suas fãs e o tratavam com todo o carinho e atenção. Além do mais, Gabeira estava acompanhado do presidente do seu partido, Sérgio Xavier, o vereador “verde” Daniel Coelho, de militantes e dirigentes do PPS estadual e de Moreno. O ato fora regularmente comunicado às autoridades locais e a PM fazia escolta aos manifestantes. E, não custa lembrar, eu falara com Gabeira avisando-o que em alguns minutos estaria ao seu lado. Tanto que 20 minutos após falar-lhe ao telefone, me incorporei à manifestação, aonde permaneci até o final, sendo o último a falar.

Tendo com Fernando Gabeira uma amizade de vários anos, ao longo dos quais estivemos juntos em inúmeras ocasiões, algumas delas bastante árduas e tendo inclusive o convidado anteriormente a vir ao Recife, quando do protesto contra o parque Dona Lindu, não identifico nenhuma razão para sua atitude, noves fora um lamentável equívoco. Pretendo esclarecer tudo na próxima semana, em Brasília, pois foi impossível fazê-lo ontem aqui no Recife.

É que, para nossa surpresa, o deputado Fernando Gabeira acertara com o governador Aécio Neves uma carona em seu jatinho de volta ao Rio de Janeiro no começo da noite. O que efetivamente ocorreu, contrariando o que havíamos acertado e ele declarara a imprensa, de que só retornaria no sábado à tarde após fotografar Olinda, um dos seus hobbies prediletos.

Portanto, que fique claro, em momento algum Gabeira foi “abandonado” por nós ou por quem quer que seja.