Conversa com Gabeira | Raul Jungmann

Conversa com Gabeira

Conversa com Gabeira

Tanta coisa acontecendo mundo a fora… Dai, ligo para trocar algumas idéias com Fernando Gabeira, com quem costumo conversar sobre assuntos internacionais, tema ao qual nos dedicamos na Câmara dos Deputados. De quebra, dois dedos de prosa sobre sucessão no Rio de Jeneiro. Eis o resumo:

HAITI, SURINAME, BRASILEIROS – “Ia ligar para você querendo ver se dava prá ir junto com o Jobim até o Haiti. Mas ele já tinha embarcado. A situação lá está dramática, muito, muito grave mesmo. Nós temos que ir lá assim que der, que for possível. Muitos prédios desabaram. Uma poeira formou uma nuvem negra e cobriu tudo. Só hoje pela manhã deu para fazer algo. O país está no chão.”

 

“E tem o Suriname. Continua tenso lá (Concordo. Tenho acompanhado e falado com o nosso embaixador). Podemos ter mais problemas.”

Digo pra ele que tenho em mãos balanço do Itamaraty sobre brasileiros vivendo em países da América Latina. E que temos problemas em pelo menos seis países.

Acordamos então de propôr uma subcomissão parlamentar de acompanhamento aos brasileiros vivendo no exterior, já que esses conflitos tendem a se ampliar, ao que tudo indica.

RIO, ELEIÇÕES – Segundo Gabeira, Sérgio cabral e Garotinho têm 55, 60% dos votos do Rio e 40% tão em outra, querem outra opção. Então fica difícil não disputar porque os outros candidatos são frágeis.

“Preferia, mesmo, ser candidato a senador. Mas vou ter que sair para o governo”.

Pergunto se dá para ir com PSDB e PV (Marina). Sim, responde: “Marina no primeiro turno e ela ou o Serra no segundo.”

Saída inteligente, concordo, e lhe desejo boa sorte, lembrando que em fevereiro, quando da reabertura do Congresso, vamos tocar as questões que nos preocupam na área internacional.