Reforma Agrária: Quem de fato enfrentou o latifúndio foi o govenro FHC, diz Jungmann | Raul Jungmann

Reforma Agrária: Quem de fato enfrentou o latifúndio foi o govenro FHC, diz Jungmann

O governo Lula vai perder de goleada se quiser comparar suas ações de reforma agrária com o trabalho efetuado durante os oito anos de Fernando Henrique Cardoso. A afirmação é do deputado federal e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann (PPS-PE), que desafia o PT a promover uma “disputa” nessa área. “Nós (a oposição) ganhamos. É preciso ficar claro que quem de fato enfrentou o latifúndio foi o governo FHC”, diz Jungmann, citanto os números das desapropriações de terra nos dois governo.

Segundo o ex-ministro, dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) mostram que durante a sua gestão a frente do ministério foram desapropriados 11 milhões de hectares, contra cerca de 3,5 milhões de hectares do governo Lula. “Além disso, assentamos quase 600 mil famílias. Eles podem ter aumentado o volume de recursos, mas o resultado foi inferior. Sem contar que o governo de Fernando Henrique enfrentou diversas crises econômicas”, pondera Jungmann. Na questão da violência no campo, a situação também se agravou no governo Lula. “Tivemos um número menor de mortes e conflitos”, garante o ex-ministro.

Incoerência

Jungmann questiona ainda o fato de o PT sempre ter sido contra as medidas adotadas pelo governo anterior e, agora que está no poder, ter dado continuidades a elas. “Fomos nós (a oposição) que mudamos a legislação sobre a reforma agrária, que criamos o Pronaf e o Banco da Terra, que eles eram contra. Se estava errado, deveriam ter mudado, no entanto continuaram com tudo”, ironiza Jungmann, que finaliza fazendo uma provocação ao presidente:

“O Lula disse que iria fazer a reforma agrária numa canetada só. Por que não fez isso até agora?”.