Raul Jungmann aponta problemas nas Unidades de Saúde da Família do Recife | Raul Jungmann

Raul Jungmann aponta problemas nas Unidades de Saúde da Família do Recife

O vereador Raul Jungmann (PPS) apontou os principais problemas relatados pelos recifenses em relação aos serviços das Unidades de Saúde da Família (USFs) no Recife e apresentou soluções para alguns dos cenários comentados pela população. As declarações de Raul Jungmann foram dadas durante entrevista na qual ele participou na última quarta-feira (16), na Rádio Jovem Cap.

O vereador Raul Jungmann (PPS) apontou os principais problemas relatados pelos recifenses em relação aos serviços das Unidades de Saúde da Família (USFs) no Recife e apresentou soluções para alguns dos cenários comentados pela população.

As declarações de Raul Jungmann foram dadas durante entrevista na qual ele participou na última quarta-feira (16), na Rádio Jovem Cap. “É preciso entender que saúde é vida. É paz e tranquilidade para uma família”, frisou. “E soluções existem. Trata-se de uma questão de gerenciamento”,  acrescentou. 

O diagnóstico apresentado por Raul Jungmann faz parte de um estudo inédito no Recife sobre o grau de satisfação da população, que ele realizou entre setembro e outubro do ano passado. A pesquisa foi feita junto aos moradores das comunidades onde existiam USFs em funcionamento nesse período.

“Essa avaliação nos permitiu traçar uma radiografia geral da saúde na cidade. O primeiro ponto que chamou atenção é que quem vai a essas unidades são as mulheres. Outro detalhe é que os jovens vão poucos. Estamos comprometendo o nosso futuro se os jovens não se cuidam”, avisou Jungmann.

De acordo com o estudo, apenas 13,2% dos homens são assistidos pelas USFs, contra 86,8% das mulheres. A maior parcela na divisão por faixa etária é composta por pessoas com idade entre 41 e 60 anos (37,6%). “Se o homem não vai à unidade de saúde, estamos diante de um problema gravíssimo. Se no Recife temos metade homens e metade mulheres, metade, então, dos recifenses não estão tendo cuidados médicos”, alertou. “Temos um sistema voltado para a mulher. Temos que ter também uma enorme campanha voltada para os homens”, acrescentou o parlamentar.

Raul Jungmann ainda levantou outro problema apresentado pelos entrevistados: a aquisição dos remédios na Farmácia da Família. Apenas 13% dos entrevistados sempre conseguem adquirir o medicamento quando vão buscar. Nunca ou dificilmente receberam somam 18,1%. Enquanto que o percentual de usuários que nem sempre recebem todos chega a 35,2%. Os que às vezes não recebem são 10,3%. “A solução é simples e prática: entregar na casa das pessoas. Na Paraíba levam de moto. Por que aqui não podemos fazer?”, questiona.

Esses e outros dados desse levantamento podem ser conferidos no relatório completo, que está disponível em http://migre.me/hrOP4.

OUVINTES

Antes de começar a falar da pesquisa sobre o grau de satisfação dos recifenses com as Unidades de Saúde da Família, o vereador do PPS conversou ao vivo com os ouvintes e agradeceu o apoio que vem recebendo dos recifenses. Raul Jungmann ainda comentou sobre o pioneirismo na expropriação de terra com plantio de maconha e sobre o maior programa de reforma agrária do Brasil, na época em que ele era ministro do Desenvolvimento Agrário.