PPS reune governistas e oposição em debate sobre reforma política | Raul Jungmann

PPS reune governistas e oposição em debate sobre reforma política

O Partido Popular Socialista (PPS) conseguiu reunir tanto partidos de oposição quanto governistas, no segundo debate sobre a reforma política, que a legenda promoveu na segunda-feira (06), no Jet Clube do Recife, na Ilha do Leite.

Comandada pelo presidente do partido, o ex-deputado federal Raul Jungmann, o debate teve a participação dos deputados federais Mendonça Filho, do DEM, e Maurício Rands, do PT, e do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes.O vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, do PSB, também convidado para o do evento, chegou até o local, mas explicou que devido a uma crise de coluna não iria poder ficar para participar do debate.
Embora o tom de todos os debatedores tenha sido de dúvida sobre se o Congresso Nacional será capaz mesmo de realizar a reforma política, eles reafirmaram a importância da mobilização popular para tentar garantir as mudanças necessárias na legislação.

Um outro consenso verificado entre os participantes do debate foi a necessidade de se chegar a um entendimento coletivo mínimo em torno de alguns pontos da reforma, para que ela venha a acontecer, se não da forma ideal, pelo menos da forma possível.

Entre os temas debatidos estiveram em pauta o sistema de listas fechadas de candidatos, a unificação das datas das eleições, o financiamento público de campanha eleitoral e a fidelidade partidária.

Ao final do debate, Raul Jungmann falou da importância do evento, enfatizando que “a reforma política é a mãe de todas as reformas”. Ele foi endossado pelo deputado Mauricio Rands, que pontuou o debate como “essencial para que o Congresso abra os olhos e mude o sistema político, já que o desejo de mudança é algo latente na população e que é manifestado até nas novas mídias”.

 

 

Fotos: João Carlos Mazella