Oposição vai se reunir com procurador-geral da República | Raul Jungmann

Oposição vai se reunir com procurador-geral da República

Oposição vai se reunir com procurador-geral da República

O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE), vice-líder da Minoria, informou, nesta segunda (23), que os líderes da oposição vão se reunir ainda nesta semana com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para solicitar que entre com pedido de investigação da presidente Dilma Rousseff no escândalo do Petrolãopelo Supremo Tribunal de Justiça (STF). Há possibilidades de que o encontro ocorra amanhã à tarde, em local a definir.

“Não estamos fazendo isso porque prejulgamos a presidente e nem porque entendemos tem culpa ou dolo, nem tão pouco porque seja inocente. Entramos com esse agravo regimental porque Dilmla foi citada 11 vezes nas deleções premiadas da Operação Lava Jato. A jurisprudência do STF é muito clara: não cabe blindagem constitucional de qualquer presidente da República na fase pré-processual”, argumentou Raul Jungmann, que esteve na reunião dos opositores na semana passada com o ministro do STF, Teori Zavascki.

“Teori entendeu nossa colocação e abriu vistas ao agravo para que o procurador-geral se pronuncie. Agora queremos uma audiência com Janot para que possamos explicar o nosso ponto de vista”, acrescentou o parlamentar pernambucano. Raul Jungmann, porém, voltou a explicar que esse pedido de investigação não tem relação com o apelo popular de impeachment da presidente. “A oposição não deve embarcar nessa aventura sem que os requisitos constitucionais estejam postos. Cabe, sim, exigir investigação”, alertou.