Oi e Claro lideram ranking de reclamações no Procon-Recife em julho | Raul Jungmann

Oi e Claro lideram ranking de reclamações no Procon-Recife em julho

A operadora Oi ficou no topo da lista de empresas mais reclamadas pelos clientes no Procon-Recife em julho. Ao todo, foram 751 queixas contra instituições de vários segmentos locais, sendo 51 sobre a operadora de telefonia. Em segundo lugar, está a Claro, com 42. O ranking das dez mais continua com a Celpe (42 queixas), Banco Santander (29 queixas), Hipercard (26 queixas), Banco Itaú (19), Caixa Econômica Federal (19), Banco IBI (17), Eletro Shopping (15), TIM (13).

Desde o dia 23 de julho, as operadoras Oi, TIM e Claro estavam proibidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)  de comercializar novas linhas por causa da má prestação de serviço. Em Pernambuco, o empresa afetada foi a TIM. Entretanto, nesta quinta-feira (2), a Agência liberou a venda de chips, após as instituições se comprometerem a melhorar o atendimento.

Em comparação ao atendimento de junho, a Eletro Shopping, que estava em segundo lugar de insatisfação dos clientes, aparece na nona posição da lista. Já a operadora OI subiu do oitavo para o primeiro lugar e a Claro saltou da quarta colocação para a segunda.

A maioria das reclamações foi de produtos viciados (aqueles que a qualidade ou a quantidade tornam o produto impróprio para o consumo ou lhe diminuem o valor), solicitação de cancelamento de compra, reparação de quebra de acordo contratual, além de cobrança indevida ou abusiva e má prestação de serviços.

Vale lembrar que problemas de relacionamento e contratação de planos de saúde, operadoras de celular e prestadoras de serviços podem ser registradas no atendimento do Procon-Recife. Para facilitar a formalização da queixa, o consumidor deve apresentar os documentos originais e cópias dos contratos, carnês, faturas, notas fiscais que comprovem as irregularidades. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby. Mais informações pelo telefone 0800.281.1311 ou e-mail procon@recife.pe.gov.br.