Você está aqui: Home - Notícias Variadas - Matrícula para novatos começa hoje no Estado
Terça, 09 de Novembro de 2010 09:27
Matrícula para novatos começa hoje no Estado PDF Imprimir E-mail

Há 202.497 vagas para estudantes novatos na rede estadual de ensino e a pré-matrícula começa hoje em nove municípios do Grande Recife. Nessa região, a Secretaria Estadual de Educação terá condições de receber 76.907 novos alunos – os demais estudarão no interior e em Araçoiaba, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma e Moreno.

Interessados têm até o dia 30 deste mês para reservar vaga pela internet, na página www.educacao.pe.gov.br. Somente no dia 4 de dezembro será possível procurar o serviço pelo telefone, em 0800-286-0086.

Na hora da pré-matrícula online, os pais, responsáveis ou o próprio aluno (se maior de 18 anos) terão de escolher três escolas onde gostariam de efetivar a matrícula, por ordem de preferência. Também vão informar o número de telefone, para que um atendente retorne por telefone e revele em qual colégio houve vaga. O critério de escolha é a proximidade com a casa do aluno.

A previsão é que, em 2011, estejam matriculados 975 mil alunos, 5 mil a mais em relação a este ano. “Mas é importante dizer que a rede estadual tem vagas asseguradas a todos, inclusive aos que abandonaram a escola em algum momento”, reforça a a secretária-executiva de Gestão da Rede da Secretaria Estadual de Educação, Margareth Zaponi.

Espera-se que a internet seja o principal veículo da pré-matrícula. Em 2009, segundo Margareth Zaponi, metade dos atendimentos ocorreu no meio online. Ela crê que a central telefônica deve deixar de funcionar daqui a quatro ou cinco anos. Por enquanto, a ferramenta permanece em atenção às pessoas que não têm chance de usar computador com internet. “Para essas pessoas, abriremos nossos laboratórios de informática nas escolas e até mesmo as secretarias, se for preciso”, avisa a gerente de Organização da Rede da secretaria, Ângela Leocádio.

Mas atenção: nem todas as unidades estão abertas a novatos. É que 18 das 160 escolas de referência e algumas unidades regulares já esgotaram as vagas antes da abertura da pré-matrícula. “Elas recebem egressos do 9º ano de outras escolas públicas estaduais e municipais, que têm prioridade frente aos novatos”, explica a secretária-executiva.

As escolas de referência não disponíveis são a Porto Digital (Santo Antônio), Olinto Victor (Várzea), Othon Paraíso (Mustardinha), Santos Dumont (Boa Viagem), Lauro Diniz (Ipsep), Cícero Dias (Boa Viagem), Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora, Ginásio Pernambucano da Rua do Hospício e Nóbrega (Boa Vista), Professor Alfredo Freyre e Professor Mardônio Coelho (Água Fria), Álvaro Lins (Nova Descoberta), Clotilde de Oliveira (Casa Amarela), Sizenando Silveira (Santo Amaro), Epitácio Pessoa (Cabo de Santo Agostinho) e Tito Pereira de Oliveira (Camaragibe), Ageu Magalhães (Vila Popular, em Olinda) e Eurico Pfisterer (Cruz de Rebouças, em Igarassu).

Comentários
Adicionar Pesquisar
Escrever comentário
Nome:
Email:
 
Título:
UBBCode:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
 

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."