Tecnologia e inovação no ensino | Raul Jungmann

Tecnologia e inovação no ensino

Professores trocam experiências em encontro com profissionais de todo o mundo 

Hercília Galindo
SALVADOR (BA)  

No mundo, temos, hoje, 1,4 bilhão de estudantes e 17 milhões de professores. Como mantê-los antenados com as evoluções educacionais e, consequentemente tecnológicas? A resposta para isto é: criando formas de ensino capazes de levar a tecnologia às salas de aula não como simples aulas de informática, aquelas que ensinam a garotada a mexer no Word e planilhas do Excel, por exemplo. Este é apenas o primeiro passo, mas as possibilidades hoje incontáveis de recursos high-tech podem e devem ser usadas como complemento educacional, para pesquisas e aprofundamento do que se vê nas teorias dos livros. A tecnologia, quando utilizada com criatividade, e – por que não? – de forma lúdica, consegue prender a atenção dos alunos, levando-os a absorver com muito mais prazer os conteúdos paradidáticos. E foi isto que os professores participantes do Prêmio Mundial de Educadores Inovadores 2009, organizado pela Microsoft, fizeram.

A iniciativa faz parte do programa Parceiros na Aprendizagem da Microsoft e reconhece o trabalho de educadores que demonstraram o uso das ferramentas tecnológicas de forma inovadora na sala de aula para melhorar o aprendizado dos estudantes.

O reconhecimento ocorreu durante o Fórum Mundial de Educação Inovadora, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de novembro, em Salvador, na Bahia.

Durante três dias, cerca de 250 educadores de mais de 60 países, além de gestores educacionais e executivos da área de tecnologia compartilharam experiências e debateram sobre as práticas de ensino aplicadas ao redor do mundo.

“Estamos num processo de resgate do ensino público em todo o País e é difícil levar aula presencial para todos. Conhecimento espalhado faz com que as pessoas não se sintam isoladas, onde quer que estejam, resgatando a sua cidadania e evoluindo pessoal e profissionalmente. E ter ferramentas modernas que nos ajude nesta tarefa é fantástico.

Projetos educacionais aliados à tecnologia tornaram-se prioridade e o Governo Federal está empenhado nisto. Como exemplo, o desafio de levar banda larga às escolas de todo o País, tarefa fundamental”, avaliou o governador da Bahia, Jacques Wagner na abertura do evento na capital baiana, que também marcou os 20 anos de atuação da Microsoft no Brasil.

O desafio citado pelo governador da Bahia se traduz em números significativos quando se leva em consideração que o uso da tecnologia para difundir informação e conhecimento nas comunidades mais remotas do País é capaz, sim, de diminuir o mapa da exclusão social. Afinal, apesar da necessidade comprovada do uso da tecnologia para o enriquecimento educacional, as pesquisas revelam que 47% da população brasileira nunca usou um computador e, desse percentual, 59% nunca acessou a internet.

“No Brasil, temos 1,9 milhão de professores. Desse total, 1,2 milhão tem algum acesso à tecnologia. Faltam 700 mil, e levar a tecnologia até estes é o nosso grande desafio”, enfatizou Emílio Munaro, diretor de Educação da Microsoft Brasil.

Mas é importante frisar que os que já têm acesso às ferramentas educacionais hoje disponíveis também precisam ser capacitados e incentivados a usar as opções da melhor maneira possível, e é neste ponto que a criação de encontros para a troca de experiências como o organizado pela Microsoft, este ano em Salvador, mostra seu fundamento.

Serviço
www.partnersinlearningnetwork.com