OAB vai entrar hoje com pedido de cassação de deputados citados no mensalão do DEM | Raul Jungmann

OAB vai entrar hoje com pedido de cassação de deputados citados no mensalão do DEM

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal vai entrar nesta segunda-feira com pedido de cassação dos deputados distritais citados na Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, deflagrada em 27 de novembro.

De acordo com nota divulgada pelo órgão, o documento vai incluir ainda o pedido para que os deputados sejam impedidos de votar no processo de impeachment contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), mesmo que não tenham seus mandatos cassados.

A Operação Caixa de Pandora identificou um suposto esquema de corrupção na base governista do Distrito Federal, por meio de pagamentos a políticos aliados.

O governador é acusado de comandar o esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM. Arruda anunciou a desfiliação do partido na última quinta-feira.

São citados no inquérito os deputados Leonardo Prudente (DEM), que se afastou da presidência da Câmara por causa da denúncia, Júnior Brunelli (PSC), Eurides Britto (PMDB), Benício Tavares (PMDB), Rogério Ulysses (PSB), Roney Nemer (PMDB), Benedito Domingos (PP) e os suplentes Berinaldo Pontes (PP) e Pedro do Ovo (PRP).

Segundo a OAB-DF, a decisão pelo pedido de cassação contra os deputados foi do Conselho Pleno do órgão, por unanimidade.