O que não foi verbalizado | Raul Jungmann

O que não foi verbalizado

Folha de Pernambuco, 26/10/12 

Renata Bezerra

Folha Política

 

  – Renata Bezerra

Nos preparativos para a eleição da Mesa Diretora, os governistas da Câmara dos Vereadores estão concentrados na discussão de nomes – dos possíveis concorrentes. A oposição faz o caminho inverso: primeiro apresenta propostas, as quais pretende por em prática na Casa de José Mariano, como forma de colar os debates do legislativo municipal às expectativas da sociedade. Mas ainda que não tenham verbalizado, os oposicionistas não descartam ultrapassar esta etapa e partir para uma segunda: a de apresentar candidatura própria à presidência da Mesa. 

 

 Folha de Pernambuco, 26/10/12

Renata Bezerra

Folha Política

 

 – Renata Bezerra

Nos preparativos para a eleição da Mesa Diretora, os governistas da Câmara dos Vereadores estão concentrados na discussão de nomes – dos possíveis concorrentes. A oposição faz o caminho inverso: primeiro apresenta propostas, as quais pretende por em prática na Casa de José Mariano, como forma de colar os debates do legislativo municipal às expectativas da sociedade. Mas ainda que não tenham verbalizado, os oposicionistas não descartam ultrapassar esta etapa e partir para uma segunda: a de apresentar candidatura própria à presidência da Mesa. E isso deve ocorrer se a pauta de sugestões do grupo não for acatada pelos atuais pleiteantes. Detalhe: a lista de reivindicações, montada pela oposição para ser apresentada na próxima terça-feira, inclui pontos polêmicos, o que significa chance alta de esbarrar em rejeição. Entre os aspectos espinhosos: a extinção do auxílio-paletó, o fim do voto secreto e a criação de uma comissão para definir como vão ser feitos os reajustes salariais daqui para frente. A ideia é acabar com a surpresa e tornar previsíveis os aumentos, fazendo com que a população possa compreendê-los. No fim do ano passado, os vereadores da atual legislatura aprovaram, na surdina, elevação de 62% na remuneração dos parlamentares, fator que gerou antipatia na população.

 

Costurando – A eventual candidatura da oposição à presidência da Câmara vem sendo debatida nos bastidores. Houve duas reuniões do bloco formado por Priscila Krause, Raul Jungmann, André Régis e Aline Mariano. As votações dos oposicionistas foram expressivas, mais do que a de muitos governistas, o que dá mais fôlego aos planos do grupo.

Jungmann no páreo

 

Há expectativa sobre o lançamento de Raul Jungmann como candidato da oposição às presidência a Câmara Municipal. Indagado, no entanto, ele desconversa: “Meus candidatos são Priscila krause e André Régis, porque Aline Mariano já é líder. Isto se a gente chegar a ter candidato”. E observa: “Nos dispusemos a apoiar qualquer um dos candidatos que apoiem nossa tese. O primeiro passo é buscar”.