LEITOR DESATENTO DO BLOG DO JAMILDO CAI EM CONTRADIÇÃO | Raul Jungmann

LEITOR DESATENTO DO BLOG DO JAMILDO CAI EM CONTRADIÇÃO

Renato Leal critica a indicação de Raul Jungmann para o Conselho de Administração de três empresas de economia mista no eixo Rio-São Paulo. Como não existe nenhuma ilegalidade ou maracutaia nas indicações e na conduta de Jungmann nos três casos, Leal descamba para as miudezas e ilações.

 Chamando o ex-deputado de “casto”, num brilhante e original exercício de retórica, enviesadamente o acusa de desconhecer engenharia de tráfego, para estar no Conselho da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo.

Grande Leal! Como entende de conselhos de administração o rapaz! Imagina ele que conselhos são técnicos e especialistas reunidos, deduz-se.

Ao contrário, conselhos de administração tem, em qualquer empresa privada ou mista, maioria de executivos seniors e experientes, como é o caso de Jungmann – Ex-ministro, ex- secretário de planejamento e vice ministro de Planejamento, presidente do IBAMA e do INCRA etc.

Informadíssimo, Leal contesta a afirmação do nosso presidente, de que “teria experiência” em conselhos. Pois saiba nosso atento internauta que Jungmann coordenou todos os conselhos de administração das empresas estatais federais do Brasil durante o governo Itamar Franco. E mais: foi presidente do Conselho de Administração do BNDES, um dos maiores bancos de fomento do mundo, e membro de igual conselho do nosso maior banco, o Banco do Brasil.

Nas entrelinhas, percebe-se que Leal censura o ex-deputado por ganhar 18 mil reais, somando os ganhos nos três conselhos. Uma vez mais, grande Leal, o “especialista” em conselhos!

Então, como seria possível atrair executivos seniors para orientar a estratégia de grandes empresas, respondendo com o seu patrimônio em caso de derrapagens ou falências? Como atrair profissionais responsáveis por delinear  estratégias empresarias que envolvem milhões de pessoas e bilhões de reais? E que são fiscalizados e monitorados permanentemente pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários, o “xerife” do mercado aberto? Com a palavra, Leal, nosso expert em Conselhos…

Mas o nosso arguto internauta do blog do grande Jamildo é também muito engraçado, acreditem! Para ele, o fato de Jungmann integrar conselhos por indicação do prefeito Kassab o tornaria um “governista”, isto é: um vira casaca, vejam vocês.

Desconhece ele que os cargos nos dois conselhos, na PRODAM e na CET, se devem à eleição de José Serra, lá atrás, a prefeito de São Paulo, com o apoio do PPS. E que o mesmo PPS, partido o qual Jungmann integra a sua executiva nacional, entrou com ação direta de inconstitucionalidade no STF contra o PSD, partido do prefeito Kassab. Nada mais, nada menos e com o apoio do nosso presidente estadual.

Ao defender Jungmann não precisamos lançar mão de inúmeros exemplos, estes sim negativos, que pululam por ai, e dos quais Leal airosamente se desvia. Revelando que, embora tão “expert” em conselhos de administração e condutas alheias, é um perfeito desinformado em relação ao que se passa nos conselhos dos atuais governos federal e estadual. Porque será?

Talvez, como diz Upton Sinclair, porque “seja muito difícil fazer uma pessoa entender algo quando o seu salário depende de que ela não entenda”…

Marcílio Domingues

Sec. Geral PPS/PE