Doze áreas sem água até amanhã | Raul Jungmann

Doze áreas sem água até amanhã

Começam hoje as obras no Sistema Gurjaú que deixarão 360 mil pessoas sem água durante dois dias inteiros. Doze localidades do Recife e de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo de Santo Agostinho, ambos na Região Metropolitana, terão o fornecimento interrompido a partir das 8h para que sejam feitas a manutenção no sistema e a interligação deste com o Sistema Pirapama. A previsão é que o mecanismo seja religado às 20h de amanhã e o abastecimento normalizado durante a noite.

Jaboatão dos Guararapes será a cidade mais prejudicada, com nove localidades sem água. São elas Piedade, Candeias, Barra de Jangada, Prazeres, Cajueiro Seco, Muribeca, Jardim Guararapes, Porta Larga e Ivo Borges. No Cabo de Santo Agostinho, a queda no abastecimento afeta Pontezinha e Ponte dos Carvalhos. No Recife, apenas o Jordão, na Zona Sul, terá o fornecimento interrompido.

Segundo informativo da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), serão 11 serviços no total, sete deles relacionados com a instalação do Sistema Pirapama. Além da interligação, será feita a instalação de nove válvulas de diferentes tamanhos para controle do fluxo da água. A empresa ainda aproveitará para realizar a manutenção nos registros e válvulas que não serão trocados. A obra está orçada em R$ 200 mil e irá mobilizar 50 profissionais.

As mudanças no Sistema Gurjaú são essenciais para o funcionamento de Pirapama. A primeira das três etapas do projeto, orçado em R$ 500 milhões, deve ser entregue no próximo dia 31, beneficiando, inicialmente, 400 mil pessoas da Zona Sul do Recife. As outras duas fases devem ser concluídas até o fim do ano. Quando estiver pronto, o Sistema Pirapama será responsável por um aumento de 50% na distribuição de água no Grande Recife, com mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas.