Descontentamento com a não aprovação, pelo Colégio de Líderes, do requerimento de tramitação em regime de urgência urgentíssima de projeto de resolução sobre a criação de Corregedoria Parlamentar desvinculada da Mesa Diretora. Esclarecimento acerca da exi | Raul Jungmann

Descontentamento com a não aprovação, pelo Colégio de Líderes, do requerimento de tramitação em regime de urgência urgentíssima de projeto de resolução sobre a criação de Corregedoria Parlamentar desvinculada da Mesa Diretora. Esclarecimento acerca da exi

 

CÂMARA DOS DEPUTADOS – DETAQ  
Sessão: 006.3.53.O Hora: 18:00 Fase: OD
Orador: RAUL JUNGMANN, PPS-PE Data: 10/02/2009

 

 

 

O SR. RAUL JUNGMANN (PPS-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, a rigor, pedi a palavra para solicitar informações a V.Exa., mas V.Exa. se antecipou e informou que, por decisão do Colégio de Líderes, a resolução de minha autoria que institui a Corregedoria não será mais votada em regime de urgência urgentíssima. 
Então, se V.Exa. me permite utilizar brevemente este tempo de 1 minuto, gostaria de lamentar a decisão por 3 motivos. 
Em primeiro lugar, porque deixamos de aproveitar uma crise para dar um passo adiante com a retirada da Corregedoria da 2ª Vice-Presidência da Casa. Na verdade, a atual estrutura representa uma fragilidade para as atividades de correição. 
Em segundo lugar, perdemos também a oportunidade de instituir uma estrutura voltada para o regime disciplinar da Casa, a exemplo do que faz o Senado. Embora alguns considerarem que essa decisão agora seria oportunista. 
Em terceiro lugar, Sr. Presidente, porque perdemos também uma bela oportunidade de ter um Corregedor com mandato, independência e autonomia.  
Agradeço ao Secretário Mozart Vianna e ao Deputado Rafael Guerra a colaboração dada. Agradeço sobretudo a V.Exa., Sr. Presidente, o apoio que nos deu desde a primeira hora, quando procurávamos contornar essa crise. 
Por fim, faço um esclarecimento: o Blocão está dissolvido, inclusive assinei um documento nesse sentido, mas aqui foram feitas algumas referências à continuidade de sua existência. Essa é uma questão passada. 
Muito obrigado, Sr. Presidente. 
O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) – Esta questão está superada, nobre Deputado Raul Jungmann, porque já respondi a questão de ordem do Deputado Rodrigo Rollemberg no mesmo sentido.