Deputados irão a Honduras para avaliar situação da embaixada brasileira | Raul Jungmann

Deputados irão a Honduras para avaliar situação da embaixada brasileira

Do Jornal da Câmara – DF 

Integrantes da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional irão a Honduras para avaliar a situação da representação brasileira naquele país, depois da decisão do presidente deposto Manuel Zelaya de se abrigar na embaixada do Brasil em Tegucigalpa – capital de Honduras. Ontem o colegiado aprovou requerimento dos deputados Ivan Valente (Psol-SP) e Fernando Gabeira (PV-RJ) para a criação de comissão externa.

A embaixada está cercada por soldados e policiais antimotim desde terça-feira (22). Zelaya, que está na embaixada acompanhado da família e de partidários, disse que o governo hondurenho planeja invadir a embaixada para capturá-lo e assassiná-lo.

Ivan Valente argumenta que a Câmara deve tomar providências para defender os princípios democráticos nas Américas, “rechaçar todas as tentativas de desvirtuamento das instituições”, e proteger a integridade da representação diplomática brasileira em Honduras.

São titulares da comissão externa, coordenada pelo deputado Raul Jungmann (PPS-PE), os deputados Ivan Valente, Marcondes Gadelha (PSB-PB), Maurício Rands (PT-PE), Claudio Cajado (DEM-BA) e Bruno Araújo (PSDB-PE). Os suplentes são os deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES), Carlos Zarattini (PT-SP) e Janete Rocha Pietá (PT-SP).

Deputados do PPS e do Psol também propuseram a criação de comissão externa à Mesa Diretora da Câmara, que ainda não decidiu sobre os dois pedidos.

Embaixada em Brasília – Um grupo de parlamentares também esteve ontem na Embaixada de Honduras, em Brasília, em ato de apoio ao retorno de Manuel Zelaya à presidência daquele país.

Os deputados Ivan Valente, Raul Jungmann, Chico Alencar (Psol-RJ), Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Domingos Dutra (PT-MA), Jô Moraes (PCdoB-MG), Lídice da Mata (PSB-BA), Nazareno Fonteles (PT-PI), Nilson Mourão (PT-AC), Luiz Couto (PT-PB), Maurício Rands (PT-PE), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Domingos Dutra (PT-MA) e Fernando Ferro (PT-PE), Geraldinho (Psol-RS) e, também, o senador José Nery (Psol-PA) entregaram manifesto em que “se solidarizam ao povo hondurenho em sua jornada de lutas e de mobilização pelas liberdades” naquele país.