A realidades dos deficientes físicos em Pernambuco | Raul Jungmann

A realidades dos deficientes físicos em Pernambuco

Como ocorre com todos os seres humanos, a vida da “pessoa com deficiência” é cercada de alegrias, realizações, incertezas e dificuldades. É dentro desse mundo que eles crescem, se educam, fazem amigos e constroem suas carreiras.

Dentro da sociedade, porém, as pessoas que têm algum tipo de limitação física, sensorial ou intelectual, são mais sujeitas a preconceitos. Em muitos ambientes, observam-se condutas abertamente discriminatórias, que tendem a ver as “pessoas com deficiência” como dependentes e incômodas. Nada justifica esse tipo de tratamento, mas, infelizmente, ele ocorre.

Não precisamos de uma pesquisa cientifica em Pernambuco para constata uma serie de barreiras que impedem dessas pessoas exercerem plenamente sua cidadania.

O governador de Pernambuco Eduardo Campos foi reeleito 82% dos votos, entretanto seu governo é totalmente negligente em relação ao segmento da “pessoa com deficiência”. Pois em 4 anos de governo não elaborou uma política clara de melhoria na qualidade para essa parcela da sociedade

Em Pernambuco, As ações executadas pelos setores públicos, instituições não governamentais e iniciativas privadas são extremamente isoladas, porque não existe uma comunicação entre os agentes fundamentais para interação social das pessoas com deficiência,

Isso acontece porque a Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD), instituição quer tem como objetivo representa nosso segmento está adormecida.

O Movimento da Pessoa com Deficiência do Estado precisa dialogar para articular idéias com relação à política publica voltada para Pessoa com Deficiência em Pernambuco, já que o Governo atual esta ignorando os problemas das pessoas com deficiência em nosso Estado.

Vamos nos unir e aumentar nossa representatividade, para que possamos levar nossas principais reivindicações, e tornar o segmento cada vez mais forte, porque não adianta reclamar e não agir.

PS: José Iremar de Morais Júnior é editor do site Inclui PE, que divulga assuntos relacionados à deficiência física

Fonte: Blog de Jamildo