04.08.2014 | Raul Jungmann

04.08.2014

FOLHA DE PERNAMBUCO

EDITORIA: POLÍTICA

FOLHA POLÍTICA

Renata Bezerra de Melo

MESMA… – O vereador Raul Jungmann garante que sua campanha a deputado federal não irá interferir nas atividades como parlamentar, que retoma hoje.

FREQUÊNCIA – Promete continuar atuante, principalmente nas áreas saúde e transporte público, com a peregrinação em busca da instalação da CPI do Transporte Público.

 

VEREADORES RETOMAM TRABALHOS

NOS PRÓXIMOS dias devem ser colocadas em pauta matérias que dependiam apenas de pareceres das comissões

MIRELLA ARAÚJO
A Câmara de Vereadores do Recife retoma a realização das sessões plenárias a partir de hoje e, para que o trabalho do Legislativo não seja prejudicado em virtude da campanha eleitoral, haverá um esforço concentrado sempre nas reuniões das segunda e terça-feiras para que o maior número de projetos sejam votados. De acordo com o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), todos os projetos considerados polêmicos (reajuste do salário dos servidores municipais, reestruturação dos cargos comissionados e Passe Livre) foram votados antes do recesso e para os próximos dias devem ser colocadas em pauta aquelas matérias que dependiam apenas dos pareces das comissões.

“A Câmara limpou todos os projetos. Agora vamos encaminhar aqueles que precisavam de parecer, mas que são do próprio Legislativo. Como alguns vereadores estão em campanha e devemos admitir que poderá haver falta de quórum, como na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, vamos fazer um esforço para votar projetos mais densos nas sessões de segunda e terça. Não queremos que as discussões, que sempre ocorreram de forma democrática, fiquem prejudicadas”, relatou.

Para a bancada de oposição, no entanto, o semestre pretende ser bem agitado. O líder da oposição, Raul Jungmann (PPS), tentará emplacar novamente a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público. “Vamos retomar esse assunto, agora mais do que nunca, depois do que vimos acontecer com a greve dos motoristas e cobradores. Vamos buscar as 13 assinaturas com o PT, PTB e com Marília Arraes (PSB) e outros governistas. É fundamental que possamos discutir esse assunto”, declarou Jungmann. Em sua pauta também está a avaliação do funcionamento da nova Lei dos Alvarás, além da reivindicação do Plano de Mobilidade, que vem desde a gestão do ex-prefeito João da Costa (PT), mas foi retirado pela administração socialista.

Outro ponto que promete gerar debates acalorados é a discussão da Lei de Uso do Solo. “Essa lei está atrasada, falta ordenamento na cidade. O Recife perdeu seu planejamento e essa lei está defasada”, disparou o líder da oposição. Por outro lado, o líder do Governo, Gilberto Alves (PTN), afirmou que, até o momento, apenas quatro projetos do Executivo ainda estão tramitando na Casa, mas que devem ir para votação nas próximas semanas.

Entre eles está à criação do Conselho LGBT nas comunidades com objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para o movimento; e o projeto de lei nº 067/2013, chamado de “Telhado Verde”, que trata da cobertura vegetal aplicada na cobertura dos prédios. “Não devemos ter polêmicas nestes próximos dias, os projetos que precisavam de uma maior discussão foram aprovados antes do recesso”, disse Alves.