SEGURANÇA: FOI GERALDO QUE FEZ! | Raul Jungmann

SEGURANÇA: FOI GERALDO QUE FEZ!

As manchetes dos jornais do último sábado (18) não deixaram dúvidas do prodígio alcançado: com apenas seis meses de implantação do programa Pacto pela Vida no Recife, o prefeito Geraldo Julio diminuiu em 24% os homicídios no município!

Algo sem dúvida digno de figurar no Guinness World Records, o extraordinário feito é espantoso porque, das ações constantes do seu programa de governo para a área de Segurança Urbana, num total de nove ações, cinco sequer foram iniciadas, duas foram parcialmente entregues e apenas as outras duas restantes foram concluídas.

Portanto, com apenas duas ações conclusas, em parcos seis meses, o prefeito operou o milagre de reduzir de 598 para 453 o número de mortes na nossa capital, gastando a bagatela de pouco mais de 1,6 milhão em investimentos na área, algo equivalente a 0,4% do orçamento total da PCR.

Tal sucesso – nos parece claro – não pode ficar confinado a nossa cidade, embora seja importante para todos nós.

Afinal, o Pacto Pela Vida estadual levou sete anos para reduzir a taxa de homicídios (CVLI) em 33%, ao custo de alguns bilhões, e a PCR, em 180 dias, nos faz mais seguros que desde o longínquo ano de 1983. E, ainda assim, com nenhuma ação na área de combate às drogas entregue ou concluída em 2013!

Tal exemplo de sucesso em pacificação deve ser exportado para locais onde se faz urgente e necessário, a exemplo do Rio de Janeiro, da Síria e do conflito árabe-israelense. E por que não ser adotado como programa padrão pelas Nações Unidas na área de Segurança Urbana?!

Tamanho sucesso desperta ciúmes. É por isso que, talvez, o jornal Folha de São Paulo, na sua edição da segunda-feira (20) informava que o prefeito Geraldo Julio não estava se saindo muito bem nas pesquisas internas, em particular na área de segurança.
Mas isso, claro, não tem nenhuma relação com o estardalhaço midiático do anúncio da redução a jato dos crimes de homicídio na nossa cidade…

Não é mesmo?!

Raul Jungmann (PPS)
Vereador do Recife

(*) Ações não iniciadas: ampliação do efetivo da Guarda Municipal/GM, formação continuada da GM, aquisição de viaturas em motos para a GM, criação de conselhos municipais e combate às drogas – 04 unidades de CASPS-AD. Ações iniciadas e não concluídas: compra de 40 das 400 câmaras prometidas e início da construção de dois dos cinco Compaz (Centros Comunitários da Paz) previstos. Ações concluídas: centro integrado de comando e controle e Pacto pela Vida local.