Raul Jungmann denuncia fraude no transporte público | Raul Jungmann

Raul Jungmann denuncia fraude no transporte público

Raul Jungmann denuncia fraude no transporte público

O vereador Raul Jungmann (PPS), líder da bancada da oposição na Câmara Municipal do Recife, denunciou publicamente, hoje à tarde, que as empresas de ônibus que circulam pela capital pernambucana sonegam 1.530 viagens aos passageiros por dia útil, em relação ao contratado pelo Grande Recife Consórcio. Ele apresentou esta denúncia junto à Promotoria de Transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que, no começo desta semana, acolheu a representação do parlamentar e abriu um inquérito civil para investigar as irregularidades.

Para chegar a essa denúncia, Raul Jungmann fiscalizou durante uma semana inteira a saída e chegada de 21% das linhas de ônibus, cujos coletivos transitam exclusivamente pelo município. Este trabalho foi realizado por uma equipe de 15 fiscais treinados por uma empresa especializada e contratados para a tarefa.

De acordo com as Ordens de Serviços de Operações, enviadas pelo Grande Recife Consórcio ao gabinete do parlamentar, as empresas deveriam ofertar 2.176 viagens em dias úteis, dentro do percentual da pesquisa. O levantamento de campo, no entanto, apontou que foram executadas apenas 1.849, gerando um déficit de 327 viagens por dia útil. Expandindo-se esses números para os 100% das linhas, a diferença chega a aproximadamente 1,5 mil de viagens que deixam ser realizadas em cada dia útil.

“Isso não é apenas vergonhoso, é também um crime contra os passageiros! É fraude contra o sistema! Os culpados tem que pagar por isso”, dispara Raul Jungmann, que retomará o debate público sobre a abertura da “CPI do Busão”, por meio da campanha “#NãoSomosSardinha”.

Ele também irá panfletar nos terminais integrados, pedindo o apoio das pessoas para participar do abaixo-assinado digital existente na sua página do Facebook, no qual se pede a instalação de uma CPI sobre os transportes públicos do Recife.

O objetivo da campanha de Raul Jungmann é sensibilizar a população para que ela cobre dos demais vereadores a assinatura no requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes Públicos na Câmara Municipal do Recife. “Os passageiros sofrem diariamente com superlotação e demora dos ônibus. As pessoas não são sardinhas! Merecem respeito e, nós, vereadores, temos que representá-las”, declarou o pós-comunista.

Para abrir a CPI, são necessárias 13 assinaturas. A bancada de oposição é formada por quatro vereadores, mas Raul Jungmann acredita que pode conseguir a adesão dos parlamentares que estão atuando independente na Câmara, como os representantes do PT e do PTB, desafetos do PSB, do prefeito Geraldo Julio.

No ano passado, Raul Jungmann tentou instalar a CPI, porém não obteve o número de assinaturas suficientes para seguir adiante. O vereador do PPS deseja investigar as contas e planilhas de custo e arrecada do Grande Recife Consórcio e das empresas de ônibus que circulam pela capital pernambucana para analisar se os preços das tarifas são condizentes com a qualidade ofertada à população. Agora, ele também quer saber o motivo do descumprimento das ordens de serviço.

Veja relatório: http://bit.ly/1qjo51j