Raul critica redução de investimento no metrô | Raul Jungmann

Raul critica redução de investimento no metrô

Raul critica redução de investimento no metrô

O vereador do Recife e candidato a deputado federal, Raul Jungmann (PPS), criticou, durante a sessão plenária desta terça (12), o jogo de empurra-empurra entre o Governo Federal e o Governo Estadual para administrar o sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife. O parlamentar ainda reclamou da redução de investimentos nos últimos anos no metrô e afirmou que 75% dos custos com as passagens são subsidiados pela União.

“Ninguém quer ficar com esse sistema. O Governo Federal, que gerencia atualmente, empurra para o Governo Estadual, que não quer receber. Como 75% dos custos são subsidiados pela União, os investimentos vêm diminuindo ano a ano. Isso se reflete nos quebra-quebras e nas pessoas caminhando a pé pelos trilhos. E tende a piorar”, alertou Raul Jungmann, referindo-se ao aumento no número de Terminais Integrados, que enviam mais pessoas anualmente para o metrô.

Raul Jungmann explicou que os passageiros que pegam ônibus ,pagam a passagem e fazem integração com o sistema metroviário, porém não existe uma contrapartida financeira para o metrô. “Uma pessoa, por exemplo, entra em um ônibus em Moreno e faz a integração. A empresa recebe o dinheiro, mas o metrô, não. Quem ganha dinheiro com a câmara de compensação são as empresas de ônibus. Isso implica numa degradação do sistema e numa transferência de impostos do Governo Federal para as empresas de transporte público”, analisou.

CPI DO BUSÃO
Raul Jungmann voltou a pedir o apoio dos demais vereadores para que assinem o requerimento que pede a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Transportes Públicos, também chamada de CPI do Busão, na Câmara Municipal do Recife. Desta vez, porém, Raul Jungmann foi mais incisivo na convocação junto à bancada independente, formada pelo PT e pelo PTB, que romperam com o PSB, da atual gestão municipal.

“O Grande Recife Consórcio faz parte da administração indireta da Prefeitura do Recife. Está na Lei Orgânica que podemos fiscalizar. Não há argumentos de que não podemos investigar porque é um órgão estadual. Será que esta Casa vai fazer ouvidos moucos a 2 milhões de passageiros? Será que o PT e o PTB vão fazer ouvidos moucos para os estudantes e trabalhadores, que estão pagando a conta da falta de fiscalização? Faço esse apelo, independente da bancada, que esta Casa assuma sua atribuição, abrindo a caixa-preta dos transportes públicos. A população não aguenta mais ser tratada como gado nos currais integrados”, finalizou.