HOJE, NÃO SOU CANDIDATO A VEREADOR | Raul Jungmann

HOJE, NÃO SOU CANDIDATO A VEREADOR

Por Raul Jungmann

Hoje cedo a blogsfera anunciou minha candidatura a vereador. A razão era o pedido de registro da nossa candidatura no TRE. Esclareço.

O pedido atende aos prazos. Sem o registro, não se tem CPF, nem se abre conta bancária para receber doações.

Passados quase 15 dias do início oficial da campanha, esse registro era imprescindível para poder concorrer, caso me decida a tal. Decisão que não tomei até agora por três motivos:

1. Sou e sempre fui um candidato dito de “opinião”. Isto é, não tenho clientela, não distribuo favores, não vivo pendurado nas tetas do poder público ou governo de plantão. Em resumo não pratico a “velha política”.

E eleição para vereador, dizem os entendidos, é para quem tem “clientes”, exercendo um papel que deveria ser dos governos. É possível e como superar isso? Estou pensando em alternativas.

2. Quando eu era candidato a prefeito, o PPS montou uma excelente chapa de candidatos a vereador, com 53 nomes. Não é justo agora disputar votos com eles, que entraram na disputa para me ajudar a eleger-me prefeito.

Portanto, minha entrada terá que ter por meta tentar eleger-me exclusivamente com os meus votos. O que não é fácil: ao contrário, é dificílimo, pelas características da eleição para a vereança.

3. Recursos. Sempre eles. Não sou rico, não tenho padrinhos ricos, não roubo nem deixo roubar dinheiro público, não trabalho com caixa dois.

Boa parte dos meus doadores são empresas de fora daqui, fruto da minha atuação nacional como deputado, que tem nenhum ou pouco interesse num pleito para vereador do Recife, e uma campanha tem custos.

Como obter um orçamento limpo, sem concessões, como sempre fiz, com doadores escassos? Estou buscando outros meios, inclusive de doação via internet.

Quero ardentemente contribuir para a melhoria do nosso Recife, e farei isso de um ou outro modo.

Mas necessito de tempo para decidir, e esse tempo se esgota na próxima semana.

Até lá, não sou candidato. Quando decidir, qualquer que seja a minha decisão, avisarei a todos vocês.

Raul Jungmann é ex-deputado federal