Carta aberta ao secretário João da Costa 2 | Raul Jungmann

Carta aberta ao secretário João da Costa 2

Secretário João da Costa,

No texto que o senhor enviou para o Blog de Jamildo, nesta segunda-feira, sobre suas propostas para a cidade do Recife, o senhor procurou responder, sem dizê-lo, algumas perguntas que fiz na minha Carta Aberta ao Secretário João da Costa 1.Infelizmente, o senhor apenas tentou. Porque, na realidade, não conseguiu.

Sobre meus questionamentos acerca da falta de preparação do Recife para se inserir entre as grandes cidades do mundo globalizado, e superar seus desafios, o senhor afirma que esta gestão teria preparado o Recife para o futuro, com obras como a retirada do transporte clandestino, a inversão do trânsito em Boa Viagem, a paralela da Caxangá, o corredor Leste-Oeste, a Via Mangue (que Via Mangue?) e a construção de algumas poucas ciclovias.

Algumas dessas ações eram mais que necessárias.

Essa gestão tinha que fazê-las e as fez. Mas são ações pontuais e localizadas.Não preparam o Recife para o futuro, nem tão pouco resolvem os problemas seculares do nosso passado. O Recife está sem rumo.Esta gestão, reafirmo, não fez nenhuma obra estruturadora para preparar a nossa cidade para ser competitiva, para ser mais saudável e para ser mais educada.

Esta gestão sequer encaminhou soluções para nossos problemas mais estruturais (saneamento, educação, saúde e segurança, entre outros).Desafio o senhor a citar uma obra realmente estruturadora, que tenha vindo para mudar a face da nossa cidade e de sua população.

Não vai citar, senhor secretário, porque não há.Ao mesmo tempo, o senhor disse que “é preciso pensar no Recife como parte integrante de uma Região Metropolitana, que tem problemas comuns e necessita de articulação entre os demais municípios”. O Recife está sem futuro.

Mas, senhor secretário, é justamente isso que eu venho falando há mais de quatro anos: que o Recife precisa de um prefeito que exerça o papel de liderança na Região Metropolitana, para articular todos os seus municípios, que têm problemas e destinos comuns. E somente de forma conjunta, poderão enfrentar e superar suas dificuldades.

Então, me responda senhor secretário, se o senhor acha isso mesmo, por que esta gestão que já tem mais de sete anos, e da qual o senhor faz parte, nunca exerceu esta liderança na Região Metropolitana?
O que faltou?
Tempo?
Coragem?
Interesse?
Capacidade?

O Recife não tem liderança.Senhor Secretário, infelizmente minhas perguntas ficaram no ar, sem respostas. E assim vão permanecer, porque respostas não há.

E por isso mesmo, me disponho a ser candidato a prefeito do Recife. Para inserir a nossa cidade e a sua população no universo das grandes cidades do mundo. Para dar uma educação de qualidade a todos os seus jovens, para garantir saúde de verdade para os seus cidadãos.

Para realizar ações que preparem nossa cidade para o futuro. Somente assim poderemos transformar o Recife na cidade do conhecimento, numa cidade competitiva, saudável e feliz.