Dia D para destino da Tamarineira nesta sexta | Raul Jungmann

Dia D para destino da Tamarineira nesta sexta

Está chegando ao fim o silêncio da Prefeitura do Recife sobre a proposta de construção de um centro de compras, um parque de uso público e dois museus no bairro da Tamarineira, Zona Norte da cidade. Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito João da Costa (PT) visitará a área acompanhado de secretários municipais. O grupo sairá do Mercado da Encruzilhada, na mesma região, onde se encontrará às 8h para um café. Amanhã, o prefeito anuncia se concorda ou não com os empreendimentos.

No cobiçado terreno da Tamarineira funcionam o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Tratamento e Prevenção de Alcoolismo (CPTRA). A Santa Casa de Misericórdia, que se diz proprietária dos mais de 90 mil metros quadrados do imóvel, alugou a área à empresa carioca Realesis por 50 anos. De acordo com a prefeitura, os empreendedores ainda não apresentaram o projeto.

O lugar é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura desde 1993 e considerado Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav) pelo município. Esta semana, passados mais de três meses do anúncio dos empreendimentos, João da Costa promoveu uma série de reuniões com entidades e instituições envolvidas no assunto, para subsidiar a decisão do município. Também lançou uma pesquisa na internet (www.recife.pe.gov.br) para saber a opinião das pessoas sobre o futuro do terreno da Tamarineira.

O internauta pode escolher um opção entre as cinco disponibilizadas na enquete. Até ontem, a mais votada era manter as unidades de saúde no mesmo lugar, mas com a área verde aberta ao público. É a proposta defendida pelo Movimento Amigos da Tamarineira, que questiona na Justiça a transformação da área num centro de compras. A construção do shopping ocupava a quarta colocação entre os internautas.

Ontem, João da Costa reuniu-se com representantes do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e Sociedade Médica de Pernambuco.