28.10.2014 | Raul Jungmann

28.10.2014

BLOG DO INALDO SAMPAIO

PERNAMBUCO “NÃO VAI MARCHAR PARA A DIREITA”, DIZ A VEREADORA MARÍLIA ARRAES

No mesmo dia em que foi notícia de página inteira na Folha de São Paulo (26/10) por ter aberto uma dissidência na família para apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, a vereadora recifense Marília Arraes (PSB) arrancou aplausos de uma multidão calculada em 15 mil pessoas ao discursar no ato comemorativo da vitória da petista, em Pernambuco, neste domingo à noite no Marco Zero.

Citando o avô, Miguel Arraes, ela disse a vitória acachapante de Dilma em Pernambuco (70,20% dos votos válidos, ante 29,80% de Aécio Neves) é a maior prova de que o Estado “não vai marchar para a direita”.

No Recife, Dilma bateu Aécio Neves (PSDB) por 59,17% x 40,83%. No primeiro turno, Dilma obteve apenas 26,21% dos votos válidos na capital, ante 63,33% de Marina Silva.

Neste segundo turno, diferentemente do que se imaginava, a Frente Popular não conseguiu transferir os votos que Marina obteve em Pernambuco para Aécio Neves.

Em termos numéricos, Dilma obteve em Pernambuco 3.438.165 votos (70,20%), ante 1.459.266 (29,80%) de Aécio Neves. Ou seja, foi uma diferença de quase 2 milhões de votos.

Esse resultado dá uma sobrevida ao PT pernambucano, que não elegeu nenhum deputado federal no primeiro turno e representa uma derrota maiúscula do governador eleito Paulo Câmara, do prefeito do Recife Geraldo Júlio (ambos do PSB), do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), do deputado federal Bruno Araújo (PSDB), da deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB), do vereador Raul Jungmann (PPS), do deputado federal Mendonça Filho (DEM) e de familiares do ex-governador Eduardo Campos.

 

 

CÂMARA MUNICIPAL

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA APROVA PROJETOS

A Comissão de Legislação e Justiça aprovou 7 projetos de lei durante reunião realizada nesta segunda, 27. Os vereadores Aderaldo Pinto (PRTB), Felipe Francismar (PSB), Raul Jungmann (PPS), Henrique Leite (PT) e a Aerto Luna (PRP) estavam presentes no encontro.

Dentre as matérias aprovadas estava o projeto de lei de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PRTB) que pretende incluir a Festa de Santa Luzia no calendário oficial do Recife. A Festa é realizada anualmente no dia 13 de dezembro, primeira quinzena do mês, pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na comunidade da Vila Santa Luzia, bairro da Torre. “É uma celebração muito grande em nossa cidade. São mais de 35 anos de tradição e a festividade abrange não só a Torre. Aproximadamente 15 mil pessoas participam da festa gerando emprego e renda para os moradores. Quem ganha com essa aprovação no seio da Comissão é a Igreja Católica e também o público”, disse.

Outro projeto aprovado pela Comissão de Legislação e Justiça foi o Projeto de Resolução, de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), que dispõe sobre a criação da frente parlamentar em defesa dos moradores de prédios tipo caixão. “É um tema de grande importância para toda a cidade e que realmente precisa ser cuidadosamente discutido com o povo do Recife”, analisou o presidente do grupo, vereador Aerto Luna.