2013, O ANO PERDIDO – SANEAMENTO REPROVADO! | Raul Jungmann

2013, O ANO PERDIDO – SANEAMENTO REPROVADO!

Como representante da oposição à gestão municipal na Câmara dos Vereadores, uma das minhas responsabilidades é fiscalizar a Prefeitura do Recife. Sempre que necessário, levo à tona dados da administração pública para análise da eficiência no gerenciamento da verba e para a reflexão pelos recifenses. E diante dos números apresentados pela Secretaria Municipal de Saneamento, não pude me omitir.

Em 2013, esta secretaria possuía um orçamento de R$ 17,4 milhões, sendo que apenas 31,37% desse valor foram liquidados. Ou seja, restou um saldo de R$ 75,3 milhões, que deixaram de ser investidos em melhorias para a cidade no ano passado. Esse percentual de execução reflete de forma direta e transparente o baixo desempenho no cumprimento das promessas feitas no plano de governo do atual prefeito.

Para citar alguns exemplos, mesmo com esse saldo, nada foi feito em relação à universalização do abastecimento de água para o Recife. Prometeu-se chegar a 90% de abastecimento de água tratada, porém não houve qualquer evolução nesse sentido. Planejou-se também eliminar 32 pontos de alagamentos da cidade, no entanto, foram elaborados projetos para apenas 12 deles e não houve qualquer redução efetiva deste problema até o final do ano passado.

A revitalização do Rio da Prata, localizado no Ibura, por sua vez, recebeu autorização para ser iniciada, contudo ainda não há resultados concretos deste trabalho. Assim como também aguardamos ansiosos pelos avanços prometidos no esgotamento sanitário da cidade, para podermos sair dos parcos 35% de atendimento da rede de esgoto no município para os 65% prometidos por Geraldo Julio. O Programa Cidade Saneada teve início, mas ainda esperamos pelos seus resultados.

Fiquem certos, amigos recifenses: estamos de olhos bem abertos! Não vamos cochilar diante do nosso compromisso com a fiscalização!