2013, O ANO PERDIDO EM SANEAMENTO, HABITAÇÃO, ESPORTE E LAZER, DIREITOS E CIDADANIA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA | Raul Jungmann

2013, O ANO PERDIDO EM SANEAMENTO, HABITAÇÃO, ESPORTE E LAZER, DIREITOS E CIDADANIA E CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Os dados de execução orçamentária de 2013, apresentados pela Prefeitura do Recife no Diário Oficial do Município, na edição do dia 30 de janeiro de 2014 (quinta-feira), não mentem e são definitivos. Mais que isso, comprovam o que venho falando desde o final do ano passado, quando apresentei um Relatório Resumido de Execuções Orçamentárias (RREO), correspondente aos meses de janeiro a outubro. Infelizmente, tenho que constatar que a falta de investimentos em vários setores e me levaram à conclusão de que o Recife, de fato, perdeu 2013.

Vamos aos fatos. Temos, por exemplo, um déficit estimado de 80 mil moradias no município, porém nenhum conjunto habitacional foi entregue no ano passado. De acordo com informações da própria PCR, apenas 41,1% das despesas da Secretaria Municipal de Habitação foram liquidadas em 2013. Em outras palavras, do total comprometido para execução, menos da metade foi paga.

Desempenho menor ainda teve a área de Desporte e Lazer, com apenas 28,97% das despesas liquidadas. Isso às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, em que teremos uma das cidades-sede.

 As despesas liquidadas na área de saneamento, por sua vez, também não fugiram muito à regra: 31,37%. Um desempenho vergonhoso para um município no qual apenas 35% da população conta com rede de esgoto. E não é diferente se olharmos a área de Direitos da Cidadania, na qual foram liquidadas tão somente 32,06% das despesas previstas.

 E em uma cidade que se orgulha tanto de possuir um dos maiores polos tecnológicos do País, que é o Porto Digital, as despesas liquidadas com ciência e tecnologia não chegaram nem a metade do que foi empenhado (46,1%).

 Também chamo atenção para a falta de transparência na internet. Por que o levantamento de execuções orçamentárias não consta na versão digital do Diário Oficial do Município? O que há para se esconder?

 Por isso, infelizmente, temos que constatar que o Governo de Geraldo Julio perdeu 2013.

 Raul Jungmann
Vereador do Recife (PPS)