03.02.2015 | Raul Jungmann

03.02.2015

JORNAL DO COMMERCIO

PT E PSDB EM BLOCOS DISTINTOS

Ulysses Gadêlha

Para iniciar o exercício de 2015, a Câmara do Recife realizou uma sessão solene bastante agitada na tarde de ontem. O prefeito Geraldo Julio acompanhou a cerimônia e aproveitou o momento para fazer um balanço da sua gestão, mas o destaque foram as “caras novas” que chegaram à Casa de José Mariano. Os partidos de oposição também começaram a se articular para formar pelo menos dois blocos parlamentares, já que o PSDB não aceita integrar o mesmo grupo com o PT.
Com a saída de André Ferreira (PMDB) e Priscila Krause (DEM), eleitos deputados estaduais, assumiram ontem os suplentes Jayme Asfora (PMDB) e Marco Menezes (DEM). Titular da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Asfora logo comunicou sua licença do mandato para retornar à secretaria, dando lugar a Romildo Gomes Neto (PSD). O vereador Romerinho Jatobá (PR), que estava licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Habitação, retomou seu mandato.
O atual líder da oposição, Raul Jungmann (PPS), deverá assumir uma vaga na Câmara Federal, já que o governo do Estado convocou quatro deputados federais para compor o secretariado. Nos próximos dias, a suplente Vera Lopes (PPS) deverá assumir seu lugar. Jungmann disse que, com a sua saída, André Régis (PSDB) deverá liderar a oposição. O tucano, por sua vez, alega que não haverá aliança entre PSDB e PT.
O líder do PT, o vereador Osmar Ricardo afirmou que o partido terá uma reunião às 14h de hoje para definir a solução para esse impasse, escolhendo também os novos líderes de oposição e do próprio PT. Osmar colocou o próprio nome e o do colega Jurandir Liberal (PT), como principais candidatos à liderança. PT e PTB devem comandar o bloco de oposição, que terá o reforço de Marília Arraes (PSB). Ela informou que passa a integrar oficialmente a oposição. “A minha ida à oposição se dá em função do isolamento que tenho sofrido no PSB”, alegou.

 

 

DIARIO DE PERNAMBUCO

JOÃO ALBERTO
NOVOS DEPUTADOS
Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Cadoca Pereira e Raul Jungmann assumem mandato de deputado federal, hoje, em Brasília, no lugar de Felipe Carreras, Danilo Cabral, André de Paula e Sebastião Oliveira, que se licenciam para voltar ao secretariado de Paulo Câmara.

 

 

BLOG DO INALDO SAMPAIO

GERALDO JÚLIO VAI À CÂMARA DO RECIFE LEVAR A MENSAGEM DO EXECUTIVO MUNICIPAL

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) compareceu hoje (2) à Câmara do Recife para prestigiar a abertura dos trabalhos do ano legislativo que se inicia.
Ele foi recebido pelo presidente Vicente André Gomes (PSB) e fez uso da palavra para ler a mensagem do seu governo aos legisladores municipais.
Antes, a mesa empossou três novos vereadores em decorrência da renúncia ou pedido de licença de Priscila Krause (DEM), André Ferreira (PMDB) e Raul Jungmann (PPS).
São eles: Marcos Menezes (DEM), Jayme Asfora (PMDB) e Vera Lopes (PPS). Como Asfora se licenciou para continuar na equipe do prefeito Geraldo Júlio foi substituinte pelo suplente Romildo Gomes Neto (PSD).
Já a presidente Dilma Rousseff, em mensagem encaminhada hoje (2) ao Congresso Nacional, garante que o combate à corrupção e a reforma política serão os dois temas prioritários do seu segundo mandato.
A mensagem foi lida pelo primeiro-secretário do Congresso, Beto Mansur (PRB-SP). Nela, Dilma disse que seu governo está combatendo “sem trégua a corrupção” pela “ação livre dos órgãos de controle”.

 

 

LEIAJÁ

FIM DO RECESSO: VEREADORES DO RECIFE RETOMAM ATIVIDADES

Primeira sessão do ano será às 15h e contará com a renúncia e posse de parlamentares

por Giselly Santos

Com uma renovação mínima, após as eleições em outubro do ano passado quando vereadores se candidataram a deputados estaduais e federais, a Câmara Municipal do Recife retoma as atividades legislativas nesta segunda-feira (2). A primeira sessão do ano, que será às 15h, vai ser marcada pela renúncia dos vereadores que vão assumir outros mandatos parlamentares e a posse dos suplentes que ocuparão as respectivas vagas.
Na lista dos que saem estão os vereadores Priscila Krause (DEM) e André Ferreira (PMDB). Tomam posse os suplentes Marco Menezes (DEM) e Jayme Asfora (PMDB). O vereador Raul Jungmann (PPS) também deverá ser um deles, mas ainda não tem data para a saída da Casa. Quando isso acontecer, a suplente Vera Lopes (PPS) assumirá a cadeira dele.
A Mesa Diretora eleita no dia 17 de dezembro também tomará posse durante a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos. Cinco dos sete que compunham o grupo foram reconduzidos aos cargos. O vereador Vicente André Gomes (PSB) permaneceu no comando da Casa. De acordo com ele, a expectativa é de que neste ano os vereadores se debrucem um pouco mais sobre a regulamentação da Lei Orgânica Municipal. “Todo dia falta alguma coisa para aperfeiçoar nas Casas Legislativas. Vamos dar ênfase à Lei Orgânica que precisa ser muito regulamentada e a discussão de projetos novos”, observou Gomes.
As únicas novidades na Mesa são Henrique Leite (PT), segundo vice-presidente, e Aline Mariano (PSDB), na 3ª secretaria. Para o biênio 2015/2016 permanecem os vereadores Augusto Carreras (PV), na 1ª secretaria, Eriberto Rafael (PTC), na 2ª secretaria, Eduardo Marques (PTB), como 1° vice-presidente, e Edmar Oliveira (SD), como 2° vice. Os suplentes eleitos são Felipe Francismar (PSB) e Aderaldo Pinto (PRTB).
Outra mudança na sessão legislativa é a composição da bancada de oposição que agora não mais será integrada pelo DEM e o PSDB, mas pelo PT e o PTB. De acordo com o vereador Jurandir Liberal (PT), o grupo deverá definir as ações e a liderança até o fim da semana. “Tem que ser consenso e precisamos discutir isso ainda. Vamos definir durante a semana”, disse.
Juntamente com os parlamentares petistas e petebistas, vereadores independentes devem marcar em cima da gestão do prefeito Geraldo Julio (PSB), entre eles a socialista Marília Arraes. Prima do ex-governador Eduardo Campos (PSB), Arraes tomou uma postura crítica ao governo municipal desde setembro do ano passado.

 

 

JC ONLINE

LEGISLATIVO

COM A PRESENÇA DO PREFEITO DO RECIFE, CÂMARA DOS VEREADORES INICIA OS TRABALHOS DE 2015

Geraldo Julio participou da solenidade acompanhado dos seus secretários e aproveitou o momento para apresentar um balanço dos seus dois primeiros anos de governo
A Câmara dos Vereadores do Recife retomou seus trabalhos, na tarde desta segunda-feira (2), com uma sessão solene bastante movimentada. A mesa diretora promoveu a reunião onde aconteceram renúncias, posses de suplentes e o prefeito Geraldo Julio (PSB), que também compôs a mesa e participou da cerimônia acompanhado dos seus secretários, fez um balanço dos últimos dois anos de gestão.
Integrante da mesa diretora, o vereador Eriberto Rafael (PTC) fez a leitura dos ofícios que anunciaram a renúncia dos vereadores André Ferreira (PMDB) e Priscila Krause (DEM), que começaram seus mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no último domingo (1º). No lugar de André Ferreira, assumiu o suplente Jayme Asfora (PMDB), que se licenciou de imediato, porque é titular da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do município. Na esteira da suplência, a vaga fica com Romildo Gomes Neto (PSD).
Para o lugar de Priscila Krause, quem entrou foi Marco Menezes (DEM). Com a saída da democrata, o DEM passa a integrar a base governista. O vereador Romerinho Jatobá (PR), que havia se licenciado para ocupar a pasta de Habitação na prefeitura, também retomou nesta tarde.
O atual líder da oposição vereador Raul Jungmann (PPS), que deverá ocupar um espaço na Câmara Federal, será substituído pela suplente Vera Lopes (PPS). A troca só ocorrerá quando os quatro deputados federais pernambucanos, que foram chamados para ocupar secretarias estaduais – Danilo Cabral (PSB), Felipe Carreras (PSB), Sebastião Oliveira (PR) e André de Paula (PSD), pedirem suas respectivas licenças. Jungmann se licenciando no Recife e assumindo em Brasília, Vera Lopes logo ocupará a vaga.
Segundo o presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), os projetos do ano passado que ficaram travados na casa deverão ir para a pauta a partir da quarta-feira (4). Para o líder do governo, Gilberto Alves (PTN), 2015 será um ano difícil, onde será preciso apertar o cinto, mas a prefeitura avança com seu trabalho, com inauguração de obras que iniciaram na primeira metade do mandato do PSB. “É um ano importante, porque não é um ano eleitoral, o que nos permite uma discussão mais serena, sem a contaminação do fator eleitoral”, defende.
Já a oposição começa a se rearrumar, depois da renúncia da vereadora Priscila Krause e da iminente saída do líder Raul Jungmann. A expectativa é que a oposição se divida em, pelo menos, dois blocos parlamentares, já que o PSDB do vereador André Régis, que deverá liderar o bloco onde não esteja o PT.
A partir de agora, o PTB replica o posicionamento do partido na Alepe e passa a integrar a oposição, se unindo ao PT. “Passamos um tempo sem uma atuação sistemática. Em alguns momentos, nós votamos com o governo e em outros, votamos contra. Agora, estamos na oposição”, explicou o vereador Antônio Luiz Neto (PTB). No momento, ainda não foi definido como a oposição irá se colocar, mas até antes do carnaval, o imbróglio deverá se dissolver.

 

 

BLOG DO FARNÉSIO

DEPUTADOS FEDERAIS DE VÁRIOS ESTADOS TOMAM POSSE HOJE E JÁ ENTRAM DE LICENÇA

Em Pernambuco, dos 25 deputados da bancada federal que tomam posse hoje em Brasilia, quatro se licenciam imediatamente para fazer parte do quadro de secretariado de Paulo Câmara, sendo eles; Sebastião Oliveira (PR), Felipe Carreras (PSB), Danilo Cabral (PSB) e André de Paula (PSD). Mas todos terão direito a votar na eleição da mesa diretora.
Já o vereador do Recife Raul Jungmann (PPS), irá renuncir ao mandato também nesta segunda para tomar posse como deputado federal. Sendo que como suplente, assume o mandato porque Paulo Câmara convocou quatro federais para o secretariado.
Entre os licenciados todos terão direito de votar na eleição para eleger a mesa diretora.